Política actual — 17 agosto, 2007 at 9:53 am

Supervivientes del holocausto denuncian al estado de Israel

by

En una de esas agradables coincidencias, esta noticia me llegó, desde Brasil, justo el día en que regresé de Ecotopía. Está en portugués pero se entiende perfectamente: el dinero que paga Alemania a las víctimas del holocausto no llega a ellas… Como complemento, esta otra noticia que habla de la «ayuda militar para la paz» que Estados Unidos dona este año a Israel.


“Eles acordam todas as noites com pesadelos.
Eles têm câncer 14 vezes mais do que a população em geral.
Eles têm fraturas ósseas por causa da má nutrição no passado.
E agora eles precisam de ajuda, mas não há ninguém a quem recorrer”.

Mas quem são eles, afinal?
Simples. Eles são sobreviventes do Holocausto, vivem em Israel e estão indignados com o abandono a que foram relegados pelo governo israelense.

Dubi Arbel, diretor de uma das organizações de sobreviventes, e autor das citações acima,disse que os manifestantes já estão cansados de ser ignorados. Considerou um insulto a oferta do governo para um auxílio semanal equivalente a US$ 20 (cerca de R$ 37,60).

Os sobreviventes dizem ter dificuldades para pagar tratamentos médicos e, em alguns casos, até para comprar alimentos. E ameaçam: se o governo não os socorrer, na próxima manifestação pretendem “usar símbolos do período nazista como roupas de prisioneiros e estrelas amarelas”. E vão denominar a manifestação de “Marcha da Vida”.

O ministro Yitzhak Herzog considerou tal atitude “um insulto à memória coletiva do Holocausto”.

De acordo com a BBC, o Holocausto é freqüentemente citado como uma das razões para justificar a existência de um Estado judaico

O trágico é que o governo de Israel vai receber 30 bilhões de dólares em ajuda dos Estados Unidos, mas só poderá utilizar esse dinheiro para a compra de armamentos.

Para um país onde o desemprego supera os 10 por cento e com mais de 20 por cento da população vivendo abaixo da linha da pobreza, não deixa de ser brutal ser obrigado a gastar 30 bilhões de dólares em armamento.

Não seria melhor se os governantes de Israel abandonassem a soberba e aceitassem sentar à mesa de negociações em busca de um acordo de paz definitivo com seus vizinhos?